Pós-Graduação a Distância em

Coordenação Pedagógica

Centro Universitário do Sul de Minas - Especialização Lato Sensu

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica prepara o aluno para os principais desafios enfrentados pelos profissionais da educação, além de oferecer subsídios teóricos que auxiliem os professores na elaboração, implementação e acompanhamento do projeto político-pedagógico institucional.

Carga horária: 450 Horas

Início a partir de: 10/07/2017

Curso disponível por: 12 meses

4.0 ( 1.200 avaliações )

Confira os preços e descontos exclusivos com nossos consultores.
Central de Vendas WhatsApp: (11) 99855-9980.
Fale agora por chat, ligue para 0800 707 4520 ou

  • Certificado Impresso
  • Tutoria Online
  • Intercâmbio Opcional
  • Lato Sensu
  • Reconhecido pelo MEC
  • Material em PDF

Receba o Conteúdo Programático deste curso por email:

Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

Público-Alvo

Destina-se a profissionais graduados que atuam ou desejam atuar na área educacional. Além de profissionais que buscam aperfeiçoamento de conhecimentos relacionados às práticas de gestão pedagógica.

Conteúdo programático

    Concepções de Educação, Práticas Pedagógicas e Currículo - 45h

     

    Ementa: O estudo, análise e avaliação de teorias da educação, a fim de elaborar propostas educacionais consistentes e inovadoras. Filosofia e Educação. Filosofia: pressupostos e concepções de educação; teorias e práticas na educação brasileira. Reflexões e debates filosófico-educacionais. Compreensão do significado de currículo e sua evolução histórica na perspectiva das teorias tradicionais, críticas e pós-críticas. Construção de uma concepção mais ampla de currículo que envolve toda a dinâmica da escola, não somente no que se refere a conteúdos, objetivos, metodologias, avaliação como também às organizações do tempo e do espaço. Ressignificação do conhecimento por meio da interdisciplinaridade. Ensino por competências e habilidades.

     

     

    Didática e Metodologia no Ensino - 45h

     

     

    Ementa: Estabelecimento de Relações entre visões determinantes da postura didática do professor e concepções básicas, técnicas do ensino, o trabalho docente, a pedagogia e o ensino, planejamento, avaliação relação professor-aluno.Método do conhecimento X Método de ensino; Método de ensino - sob a visão da ótica teórico-metodológico e técnico-metodológico; Método de ensino na visão da Didática Teórica e Prática; Método de Ensino - da proposição formal à prática social; Método dialético; Escolhas de procedimentos de ensino; dimensão política da prática pedagógica.

     

     

    Fundamentos da Educação Especial - 45h

     

     

    Ementa: Diversidade Humana; Direito à Educação de Qualidade; Educação Especial no Brasil; Política Nacional X Políticas Internacionais de Educação Inclusiva; Adaptações Curriculares; Práticas Inclusivas na Escola; Avalição Formativa e Diagnóstica X Inclusão.

     

     

    Fundamentos Legais da Educação - 45h

     

     

    Ementa: A educação na legislação brasileira; Plano Decenal de Educação; Lei de Diretrizes e Bases para Educação Nacional; Resoluções Decretos e políticas públicas; Diretrizes Nacionais para Educação Básica e Ensino Superior; Finalidades da educação; Educação como direito social.

     

     

    Gestão dos Recursos e Funcionamento Escolar - 45h

     

     

    Ementa: O financiamento da educação no país; Recursos Financeiros aplicados à educação; Fundos da Educação; Diferença entre recursos públicos e privados; Parcerias na educação pública; Banco Mundial e educação no Brasil; Plano Decenal de Educação; Gestão do patrimônio escolar e dos recursos materiais.

     

     

    Organização Pedagógica da Escola: Currículo, Planejamento e Avaliação - 45h

     

     

    Ementa: Currículo e Desenvolvimento Humano; Educandos e Educadores: Direitos e Currículo; Currículo, Conhecimento e Cultura; Diversidade e Avaliação; Avaliação e Papel Social da Avaliação Escolar; Gestão de Pessoas; Gestão de Projetos Educacionais; Tempos e Espaços Escolares; Metodologia no Ensino.

     

     

    Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - 30h

     

     

    Ementa: Elaboração e Defesa do TCC em uma das seguintes modalidades: Artigo Científico; Monografia; Memorial descritivo; Estudo de caso; Relato de experiência. Seguindo normas técnicas da ABNT para produção de trabalhos científicos.

     

     

    Políticas Públicas de Educação - 45h

     

     

    Ementa: Sociedade, Estado e Educação; Políticas públicas de educação; Perspectivas contemporâneas em educação; Políticas educacionais; Legislação e projetos educacionais; Políticas inclusivas; Diretrizes e práticas de inclusão e exclusão; Desafios e Perspectivas.

     

     

    Práticas do Coordenador Pedagógico - 45h

     

     

    Ementa: O trabalho como elemento de socialização; Gestão da educação; Interação na prática educativa; Trabalho coletivo: caminho da gestão educacional; Gestão de pessoas em espaços escolares; Gestão da prática pedagógica e currículo; Natureza e especificidade da gestão pedagógica; Gestão escolar: espaços de interação humana; Desafios tecnológicos; Gestão participativa; Colegiados..

     

     

    Trabalho de Conclusão de Curso - 60h

     

     

    Ementa: Estudos individuais e/ou em grupos com a finalidade de elaboração de trabalho interdisciplinar.

     

Corpo docente

O corpo docente é composto por:

Coordenador

É o responsável pela estruturação do curso, observando as tendências de mercado, para que o corpo docente e o conteúdo das disciplinas estejam interligadas e coerentes com o aprendizado necessário do pós-graduando.

Professor

É o responsável pela elaboração da disciplina. Trabalha na estruturação do conteúdo, construção de atividades, objetos de aprendizagem, fóruns e avaliações. Também participa na disciplina em momentos síncronos com os alunos.

Tutor

É o auxiliar do professor, que atua diretamente na dinâmica da disciplina, atendendo os alunos na plataforma on-line, propondo as atividades, fóruns e estimulando a participação dos alunos no curso.

Atendimento 1º nível

São profissionais de nível técnico que dão o suporte de informações sobre o curs, acesso e de dúvidas técnicas sobre as disciplinas. O atendimento é feito por e-mail, chat e telefone.

Designer Instrucional

Profissionais formados em diversas áreas do conhecimento, que atuam na construção dos objetos de aprendizagem, desenho instrucional e formatação dos cursos de forma que promova a interatividade e facilite a aprendizagem do pós graduando.

Verifique abaixo os professores que fazem parte deste curso de Pós-Graduação, seus respectivos currículos e funções:

Prof. Alessandro Messias Moreira
Conteúdista | Titular | Coordenador

Prof. Celso Augusto dos Santos Gomes
Conteúdista | Titular

Prof. Guaracy Silva
Conteúdista | Titular

Prof.ª Marcia Aparecida Resende
Conteúdista | Titular

Prof.ª Maria de Fátima Monnerat Cruz Chaves
Conteúdista | Titular

Prof.ª Marília das Graças Brasileiro
Conteúdista | Titular

Prof.ª Nidia Mirian Rocha Felix
Conteúdista | Titular

Prof.ª Terezinha Nunes Gomes Garcia
Conteúdista | Titular

Avaliação e certificado

Ao final do curso o aluno receberá o certificado impresso se alcancar a média igual ou superior a 60% no exame final.
Conheça melhor o Portal Educação e nossa metodologia de ensino.
Saiba mais sobre nosso processo de avaliação e certificação, e as regras de normatização do MEC.

Valor do Investimento

Valores Promocionais
Pagamento em até 15 parcelas em boleto no valor de R$ 218,84.


Pagamento à vista no valor de R$ 3282,60.

Duração|Carga Horária
450 horas | Aproximadamente 12 meses

Para receber o conteúdo programático deste curso por e-mail, preencha o campo abaixo:

Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

Dúvidas ?

Entre em contato com um de nossos consultores. Ficaremos felizes em tirar todas as suas dúvidas.

0800 707 4520 3003-4580   |11 96861-3026